Utilizando o ipy-vim

04 08 2014

Você que quer aumentar a sua proditividade com o Python, e gosta de utilizar o vim, o desenvolvedor ivanov criou uma aplicação capaz de conectar o kernel de uma sessão IPython com o vim.

Para isso, basta adicionar o plugin em seu diretório ~/.vim/ftplugin/python ou no seu diretório bundle, caso você use o infect para carregar todos os seus plugins de forma mais fácil.

O vim-ipython está disponível em: http://github.com/ivanov/vim-ipython. Onde existe um passo a passo para instalação e utilização.

Se você tem seu vim compilado com a versão atual de utilização do Python, basta abrir em uma janela do seu terminal, um ipython console; ou ipython qtconsole; e em outra janela rodar o seu vim.

Com o vim aberto,

:IPython

e isso conectará o seu vim à sessão atual de IPython. para rodar todo o seu código você pode utilizar o famoso F5 ou +s para roda a linha atual, ou um bloco selecionado.

Caso você não tenha seu vim compilado corretamente, você pode seguir o tutorial do Martin Brocher, em sua apresentação à PyCon 2012.

Depois de muito quebrar a cabeça, consegui fazer meu IPython ficar mais produtivo. E abandonar por um tempo o meu antigo amigo mágico %paste.

This entry was tagged as IPython vim

blog comments powered by Disqus