Music hack Day - Londres

25 12 2013

Music Hack Day - London 2013

É sempre grande empolgação poder estar perto de pessoas que viabilizam as ferramentas cotidianas. Depois de alguns encontros Python e depois de dividir um pouco dessa entusiasmo com algumas pessoas que participaram de um curso introdutório de Python aplicado à oceanografia. Dessa vez foi a participação de outro evento, que é o Music Hack Day, que tem uma filosofia bastante coerente com as minhas ideologias.

É engrandecedor não se sentir sozinho e ao mesmo tempo parte de um mecanismo de decisão moderno, que se orienta pela criatividade de como as pessoas impões usos às máquinas. A música não está desconexa desse processe também. Se você já ssistiu algum filme com as tecnologias Dolby, você já se aproveitou disso, sem saber. De alguma forma, os bens da indústria e dos serviços, tiveram antes que circular por algum software, inclusive os sonoros.

Nesse evento o contato com desenvolvedores de plataformas para escutar música na web, software para diagramação de partituras, gente que processa sinais de reconhecimento de voz e até programadores buscando otimizar os processos chamdos de "tempo real" no processamento de sinais sonoros. Outras brincadeiras foram desenvolvidas também, como aplicativos para encontrar pubs que tocam músicas que tenham o seu estilo musical, até mesmo aplicativos para sincronizar o seu ritmo de respiração sonora e te sugerir músicas para o próximo dia.

Para mim, o mais legal de tudo foi ver uma galera a programar por quase dois dias ininterruptos, buscando na diversão a concretização de algum microprojeto que despertassem o interesse das pessoas.

Gente brincando com uns robozinhos de Arduíno, pra ele fazer passar a música do computador, caso comece a tocar alguma música da playlist, que não esteja na preferência da festa! hehehe, entre tantos outros hacks realizados durante o evento.

São dois dias onde a comida, bebida, o espaço e a internet são fornecidas de graça aos participantes, para que possam interagir com as API`s de algumas plataformas (Gracenote, Deezer, Echo Nest, etc...), mas não necessariamente isso. Tudo financiado pelos apoiadores do evento, que prezam por estimular criatividade e interação com bases de códigos já disponíveis (API). O principal objetivo é fazer hacks musicais, seja ele qual for o tema.

Foi muito legal ver uma galera compenetrada programando. E um silêncio de que quem não entende esse universo, acha que tá todo mundo quieto, mas que estão verborragicamente "falando" mas através dos meios digitais. Lá se ouvem os teclados em ação e muitas risadas. Claro que a música rola de vez em quando, mas mais se escutam mais os sons dos testes de alguns hacks, e as conversas de entusiasmo entre as pessoas.

Apresentei o DataSounds por lá, onde tive alguns feedbacks de pessoas que estudam o som como processo de percepção e uma conversa super interessante sobre composição programada. Onde de alguma forma o DataSounds acaba interagindo nesse campo musical.

Quem sabe já é hora de termos uma Music Hack Day no Brasil. Porque não colocar um pouco de SambaMaracatuEmboladaCocoBaiãoFrevoSertanejoChoroXaxadoEletrônico nisso tudo?

Espero poder participar mais e mais vezes desses encontros, onde as costas da minha máquina possam refletir a troca com essas experiências (acho que só o lado esquerdo dela) vou deixar o racional pro processador mesmo.

Algumas Fotos do Thomas Bronte

This entry was tagged as

blog comments powered by Disqus